SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Motivos da busca de atendimento psicológico em uma clínica escola da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS: pesquisa documentalA percepção de psicodramatistas e gestalt-terapeutas sobre os fatores facilitadores de integração entre as suas abordagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CUNICO, Sabrina Daiana  e  ARPINI, Dorian Mônica. Família e monoparentalidade feminina sob a ótica de mulheres chefes de família. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 37-49. ISSN 1413-0394.

O presente estudo teve por objetivo compreender as concepções de família trazidas por mulheres chefes de família de periferia urbana, bem como identificar como as mães entendem seu lugar nesse contexto familiar. A pesquisa foi realizada com dez mulheres, mães, que compunham uma família monoparental e que residiam em periferia urbana. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e grupos focais, sendo a análise feita por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram para uma sobrecarga devido ao acúmulo de funções e certo apego ao modelo nuclear de família, gerando sentimentos de fragilidade e insatisfação entre as mães entrevistadas. Nesse sentido, destaca-se a importância da realização de intervenções que deem conta das questões que se apresentam após o fim do relacionamento amoroso, em especial quando se trata de famílias de periferia urbana, as quais representam um número expressivo da realidade brasileira.

Palavras-chave : Relações familiares; Família; Monoparentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License