SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43-44Family and female single parenthood under the view of women heads of householdSocial representations of psychology and psychologist at private university of the Rondônia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

VIEIRA, Érico Douglas  and  VANDENBERGHE, Luc. A percepção de psicodramatistas e gestalt-terapeutas sobre os fatores facilitadores de integração entre as suas abordagens. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 50-65. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste artigo é descrever condições sugestivas de integração entre o Psicodrama e a Gestalt-terapia, tema que emergiu de uma sequência de conversações com profissionais destas abordagens. Foram entrevistados 22 profissionais que possuem um percurso significativo nas abordagens, 11 de cada escola. A teoria fundamentada nos dados foi o método utilizado, buscando-se a teorização emergente a partir dos depoimentos obtidos. Como condições que sugerem a integração foram identificadas: a abertura integrativa existente na própria abordagem; a afinidade epistemológica entre a Gestalt-terapia e o Psicodrama; a percepção dos déficits na própria abordagem; a percepção que a integração pode ampliar a prática clínica. Esses resultados apontam a existência de elementos que podem viabilizar a integração entre as psicoterapias.

Keywords : Gestalt-terapia; Psicodrama; Integração em psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License