SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43-44The perception of psychodramatists and gestalt therapists about the factors that facilitates integration between their approachesDrunken juggler: the alcoholic family dynamics by biases of Systemic Family Psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ASSIS, Cleber Lizardo de  and  MATTHES, Géssica Alves de Souza. Representações sociais sobre a psicologia e o psicólogo em universitários de uma faculdade privada de Rondônia, Brasil. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 66-90. ISSN 1413-0394.

A Psicologia e o Psicólogo no Brasil ainda são marcados por diversos estereótipos sociais. A partir da Teoria das Representações Sociais, busca-se identificar as representações sociais sobre a Psicologia e o Psicólogo em sujeitos universitários de uma Faculdade Privada de Rondônia. Estudo quantitativo, com instrumento próprio e uma amostra de 110 sujeitos. Resultados: o psicólogo tem importância social, como um estudioso do comportamento, da mente, das emoções e dos relacionamentos humanos, com locus de trabalho na área da saúde, escolar, jurídica, organizacional e do trabalho, e clínica; visto como uma pessoa normal, embora "complicado", utilizando da dinâmica de grupo, escuta, testes e "conselhos" como instrumentos de trabalho; sobre a relação Psicologia-outros campos de saber, busca-se na religião, amigos e familiares a resolução de problemas, sem diferenciar bem a Psiquiatria da psicologia. Conclui-se que uma percepção do psicólogo e da psicologia vem se modificando diante de estereótipos e representações sociais tradicionais.

Keywords : Representação Social; Psicólogo; Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License