SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43-44Social representations of psychology and psychologist at private university of the Rondônia, BrazilAssertiveness for women's crack dependent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ZAMBILLO, Marciana  and  CENCI, Cláudia Mara Bosetto. Equilibristas embriagados: a dinâmica familiar alcoolista pelos vieses da Psicoterapia Familiar Sistêmica. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 91-104. ISSN 1413-0394.

Apresenta-se, a partir da psicoterapia familiar sistêmica, um estudo de caso de uma família com um de seus membros identificado com problemas relacionado ao uso abusivo de álcool. Tem-se como objetivo compreender como o desenvolvimento do sintoma (usar e abusar de álcool) retroalimenta a homeostase familiar a partir de um estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada a partir do atendimento psicoterápico ocorrido durante 20 sessões em uma clínica-escola de Instituição de Ensino Superior. O estudo demonstrou que o uso abusivo de álcool se desenvolve como sintoma familiar para encobrir conflitos ou disfunções nas relações. No caso da família estudada, o sintoma encobria a comunicação disfuncional. O desejo e a busca por abstinência ocorria, mas a manutenção da mesma era incerta, uma vez que se fazia necessária para a homeostase do sistema. A partir da intervenção pode-se considerar que as mudanças na família são possíveis, houve definição e demarcação das fronteiras do sistema e subsistema familiar, desde que haja reflexão, construção de novos significados e transformações no modo de funcionar da família como um todo. Neste estudo foram atingidos uma melhora na expressão dos afetos, abertura para comunicação assertiva, entendimento da corresponsabilidade no sistema familiar.

Keywords : Uso abusivo de álcool; Dinâmica familiar; Psicoterapia familiar sistêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License