SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Equilibristas embriagados: a dinâmica familiar alcoolista pelos vieses da Psicoterapia Familiar SistêmicaAbandono de tratamento de adolescentes com uso abusivo de substâncias que cometeram ato infracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Márcia Cristina Henrique de et al. Assertividade em mulheres dependentes de crack. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 105-115. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi averiguar a assertividade de mulheres dependentes de crack, durante a sessão "Recusas Eficazes", retirada de um manual de terapia baseado nos estágios de mudança para tratamento em grupo de usuários de drogas. Constitui-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa que teve como cenário uma Comunidade Terapêutica feminina, tendo seu delineamento através da transcrição da sexta sessão produzida ao longo do ensaio clínico randomizado intitulado "Estudo da efetividade da intervenção do modelo transteórico para pacientes dependentes de crack". Foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que originou as seguintes categorias a posteriori: "Estratégias de oferta da droga" e "Temáticas emergentes na discussão após a técnica de role-play". Dentre os achados deste estudo destaca-se que durante a dramatização as participantes revelaram que utilizaram no exercício as mesmas estratégias de oferta que muitas vezes foram utilizadas por outras pessoas para convencê-las ao uso em suas experiências cotidianas vivenciadas anteriormente, eliciando reflexões sobre como recusar e sentimentos de nojo e medo da droga. Por isso, entender a dinâmica de recusa das drogas possibilita a descoberta de novas intervenções em prevenção à recaída neste.

Palavras-chave : Assertividade; Crack; Mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License