SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43-44Assertiveness for women's crack dependentAdolescent sexuality: a school-based study in the city of Manaus/AM, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ANDRETTA, Ilana; LIMBERGER, Jéssica  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Abandono de tratamento de adolescentes com uso abusivo de substâncias que cometeram ato infracional. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 116-128. ISSN 1413-0394.

Este estudo objetiva verificar fatores relacionados ao abandono precoce do tratamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto encaminhados para tratamento por uso de drogas. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e correlacional, tendo como participantes 135 adolescentes. Os instrumentos foram: protocolo de dados sociodemográficos, entrevista semiestruturada para diagnóstico e comorbidades, de acordo com critérios do DSM IV-TR, Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Fatores relacionados ao abandono do tratamento foram: não estar estudando, expulsão ou suspensão da escola, idade precoce para uso de álcool, usar cocaína e ser abusador de tabaco. Abusadores de cocaína e de crack apresentavam maiores escores de sintomas no BDI e escores do BAI não apresentaram relevância estatística com abuso de substâncias. Conclui-se que tais fatores devem ser considerados no aprimoramento dos tratamentos disponíveis. Estratégias nas escolas de prevenção do uso de drogas são imprescindíveis.

Keywords : Adolescentes; Drogas; Abandono de tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License