SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Abandono de tratamento de adolescentes com uso abusivo de substâncias que cometeram ato infracionalIntegrando método clínico e investigação empírica para a compreensão do abandono em psicoterapia psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

OLIVEIRA, Nália de Paula; BERIA, Jorge Umberto  e  SCHERMANN, Lígia Braun. Sexualidade na adolescência: um estudo com escolares da cidade de Manaus/AM. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 129-146. ISSN 1413-0394.

Estudo transversal de base escolar com objetivo de investigar sexualidade de adolescentes da cidade de Manaus/AM, comparando rapazes e moças. Um total de 1747 adolescentes de 12 a 19 anos responderam questionário anônimo e autoaplicado. Cerca de 53,6% dos adolescentes já teve relação sexual, sendo o percentual mais elevado nos rapazes (68,0%). A idade média da iniciação sexual foi maior nas moças (14,6 anos) que nos rapazes (13,1 anos). O preservativo foi usado na primeira relação sexual por 65,8% dos adolescentes. As primeiras fontes de informações sobre relação sexual são família e professor/escola. Rapazes e moças conhecem programas de educação sexual oferecidos pela escola (66,5%) e município (33,7%). História de gravidez foi relatada por 12,8% da amostra e abuso sexual por 9,0%. Este estudo mostra precoce iniciação sexual dos adolescentes escolares de Manaus/AM. Família e escola possuem importante papel na educação sexual desta população, necessitando orientações específicas.

Palavras-chave : Adolescência; Sexualidade; Estudo de base escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License