SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Sexualidade na adolescência: um estudo com escolares da cidade de Manaus/AMEstresse em adolescentes: estudo com escolares de uma cidade do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BITTENCOURT, Aline Alvares et al. Integrando método clínico e investigação empírica para a compreensão do abandono em psicoterapia psicanalítica. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 147-159. ISSN 1413-0394.

O presente artigo busca contribuir para a diminuição da lacuna entre a prática clínica e a pesquisa empírica em psicoterapia. Especificamente, o estudo visa refletir sobre o abandono em psicoterapia psicanalítica, levantando hipóteses sobre fatores que poderiam facilitar ou dificultar a adesão ao processo. Foram analisadas as sessões iniciais de dois tratamentos psicoterápicos com pacientes que apresentam Transtorno de Personalidade Borderline conduzidas pela mesma terapeuta. Os tratamentos possuem desfechos diferentes: um apresentou boa adesão e o outro foi interrompido precocemente. As sessões de ambos os casos foram gravadas em vídeo e posteriormente codificadas por duplas de juízes independentes com instrumentos do tipo q-sort que avaliam diferentes aspectos do processo terapêutico. Os resultados obtidos foram integrados com o método clínico de entendimento psicanalítico e sugerem que, na psicoterapia psicanalítica com pacientes borderline, a ausência de comportamentos típicos no processo inicial pode ser um sinal de resistência e pseudocolaboração.

Palavras-chave : Processo terapêutico; Psicoterapia psicodinâmica; Transtorno de personalidade borderline.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License