SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Integrando método clínico e investigação empírica para a compreensão do abandono em psicoterapia psicanalíticaAutoestima e cuidados pessoais em mulheres de 60 a 75 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SCHERMANN, Lígia Braun et al. Estresse em adolescentes: estudo com escolares de uma cidade do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 160-173. ISSN 1413-0394.

Estudo analítico transversal com objetivo de avaliar a prevalência e os fatores associados ao estresse em adolescentes escolares de Canoas/RS. Participaram do estudo 475 adolescentes, de 14 a 18 anos, que responderam a Escala de Stress para Adolescentes (ESA) e a um questionário sobre dados sociodemográficos, relações familiares, sexualidade, uso de drogas e comportamento de risco. Os resultados apontaram prevalência de estresse de 10,9 %. Além do ambiente familiar, os fatores associados a níveis mais elevados de estresse foram 'achar possível contrair AIDS', 'ter sofrido acidente no último ano', 'não ter usado camisinha na primeira e na última transa' e 'já ter tido alguma DST'. Conclui-se que especialmente o ambiente familiar e as práticas sexuais são significativos ao aumento de estresse em jovens e, portanto, necessitam de intervenções que promovam comportamentos saudáveis para esta população.

Palavras-chave : Adolescente; Estresse; Sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License