SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Autoestima e cuidados pessoais em mulheres de 60 a 75 anosRepresentações parentais: bases conceituais e instrumento de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BERTAGNOLLI, Ana Cristina; KRISTENSEN, Christian Haag  e  BAKOS, Daniela Schneider. Dependência de álcool e recaída: considerações sobre a tomada de decisão. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 188-202. ISSN 1413-0394.

O objetivo do trabalho foi compreender as recaídas de indivíduos alcoolistas no que diz respeito a sua relação com a tomada de decisão. Parece haver disfunções no córtex pré-frontal ventromedial em dependentes de álcool, o que faz com que estes indivíduos possuam prejuízos na tomada de decisão semelhantes aos apresentados por pacientes não alcoolistas que possuem lesões nesta mesma área cerebral. Ambos fazem escolhas que proporcionam recompensas imediatas e desconsideram os prejuízos negativos futuros associados a estas. Existe um forte debate no que diz respeito à relação entre o uso de álcool e a tomada de decisão. Para contemplar o objetivo, foi realizada uma revisão assistemática da literatura. Enquanto para alguns autores o prejuízo na tomada de decisão é decorrente de danos neurológicos causados por substâncias, para outros os déficits na tomada de decisão são anteriores ao uso do álcool e conduzem os indivíduos a este comportamento.

Palavras-chave : Tomada de decisão; Dependência de álcool; Recaída em alcoolistas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License