SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Representações parentais: bases conceituais e instrumento de avaliaçãoA família no acompanhamento de sujeitos psicóticos: os encargos subjetivos oriundos do sofrimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CAMPEZATTO, Paula von Mengden; NUNES, Maria Lucia Tiellet  e  SILVA, Milena da Rosa. Pesquisa em psicoterapia e psicanálise. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 213-226. ISSN 1413-0394.

No decorrer do último século, as ciências empíricas e a psicanálise não desenvolveram proximidade, mantendo-se como campos à parte do conhecimento científico hegemônico. Atualmente, a comunidade psicanalítica se depara com pressão significativa para aumentar as pesquisas empíricas. A literatura internacional revela várias linhas de investigação do tema, ligadas aos resultados e processo do tratamento. São discorridas as dificuldades e vantagens de pesquisar. Enfatiza-se a necessidade de que o pesquisador em/sobre psicoterapia e psicanálise tenha real conhecimento da clínica e de seu método de trabalho, na intenção de tornar-se um instrumento “calibrado” para apreender os processos mentais conscientes e inconscientes. Enfatiza-se a pesquisa empírica sobre psicoterapia e psicanálise como uma das vertentes de aplicação prática dos construtos teóricos desenvolvidos em sua metapsicologia. Dessa forma, poderá principalmente compreender o que funciona, para o que funciona e como funciona este tipo de intervenção.

Palavras-chave : Pesquisa; Psicoterapia; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License