SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Pesquisa em psicoterapia e psicanáliseCompartilhando saberes: relato de uma intervenção com professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BRAGA, Nayara Gomes; FERNANDES, Nathália de Freitas Costa  e  ROCHA, Tiago Humberto Rodrigues. A família no acompanhamento de sujeitos psicóticos: os encargos subjetivos oriundos do sofrimento psíquico. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 227-238. ISSN 1413-0394.

O presente artigo teve como objetivo conhecer a história do tratamento em saúde mental a partir do relato de um usuário dos serviços e de um familiar responsável pelo cuidado, investigando as repercussões subjetivas de ser o familiar responsável pelos cuidados de um psicótico. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório. Para coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada, realizada com o usuário de um Centro de Atenção Psicossocial e com sua cuidadora. Os dados coletados foram organizados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a posição da mãe é de cuidadora exclusiva, o que repercute em encargos subjetivos que atingem níveis emocionais, físicos e inter-relacionais, dadas as dificuldades de se conviver com o sofrimento psíquico. Sugere-se que os serviços de saúde mental desenvolvam programas de orientação aos familiares cuidadores, bem como apoio no enfrentamento das situações de crise.

Palavras-chave : Cuidadores; Encargo subjetivo; Psicose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License