SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44A família no acompanhamento de sujeitos psicóticos: os encargos subjetivos oriundos do sofrimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

POZZOBON, Magda; PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski  e  MARIN, Angela Helena. Compartilhando saberes: relato de uma intervenção com professores. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 239-247. ISSN 1413-0394.

O presente artigo consiste no relato da experiência de uma intervenção desenvolvida com 55 professores de uma escola pública da rede de ensino fundamental de São Leopoldo/RS. Esta consistiu em três encontros mensais, realizados na própria instituição, cujo objetivo foi facilitar um ambiente para reflexões sobre motivação para o trabalho, comunicação e relacionamento entre colegas e entre professor-aluno, além de destacar a importância do papel do professor. Constatou-se que os participantes mostravam-se ávidos e dispostos a buscar soluções para os conflitos que viviam no trabalho e ficou explícita a necessidade de serem reconhecidos e manterem-se motivados diante dos dilemas profissionais. Aponta-se para a necessidade de intervenções de fluxo contínuo que possam instrumentalizar os professores, especialmente no que tange às questões de motivação, relacionamento interpessoal e autoestima.

Palavras-chave : Professor; Trabalho docente; Intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License