SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Avaliação do repertório de habilidades sociais em crianças com fissura labiopalatina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

VIEIRA, Andre Guirland; DOTTA, Leanete Thomas; FARIAS, Claudio  e  HENRIQUES, Margarida Rangel. O papel da educação na construção da identidade narrativa em jovens adultos: focando em jovens adotados. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 9-23. ISSN 1413-0394.

A adolescência é o momento em que surge a necessidade de construção de uma identidade que permita à pessoa uma relação produtiva com o mundo. O processo de construção da identidade está relacionado ao desenvolvimento de um sentido de unidade e de propósito diante das demandas da sociedade e ao sentimento de bem-estar. Neste sentido, a educação formal ocupa um lugar de destaque. O presente estudo examina o papel da educação escolar na construção da identidade narrativa em três jovens adultos com história de adoção. Foram utilizadas narrativas de vida em três estudos de caso com os jovens adotados. As narrativas foram submetidas a uma análise baseada no Sistema de Análise da Matriz Narrativa. As três narrativas enfatizam o papel da escola como referência cronológica, que organiza e influencia a construção das identidades, bem como a busca de pertença a um grupo e adequação às demandas sociais.

Palavras-chave : Saúde do adolescente; Adoção; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License