SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45O papel da educação na construção da identidade narrativa em jovens adultos: focando em jovens adotadosComposição de um grupo de trabalho de apoio às equipes da rede básica de saúde: análise em uma situação de desastre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, Francislaine da  e  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Avaliação do repertório de habilidades sociais em crianças com fissura labiopalatina. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 24-41. ISSN 1413-0394.

O presente estudo avaliou o repertório de habilidades sociais de 60 crianças com fissura labiopalatina, que responderam o SMHSC Del Prette relacionando-as a dados sociodemográficos e dificuldade escolar, problemas de comportamento e presença/ausência de chacotas, coletados em entrevista com os pais. Observou-se a presença de chacotas em crianças que estudam em escolas públicas e com fissura transforame. Os resultados do SMHSC mostraram a presença de comportamentos internalizantes entre as meninas e de comportamentos externalizantes entre os meninos. Análises comparativas entre variáveis coletadas com os pais e os resultados obtidos no SMHSC apontaram para diferenças significantes considerando o sexo, com maior frequência em habilidade passiva entre as meninas, coerente com a diferença observada na dificuldade habilidosa. Os dados obtidos sugerem intervenções preventivas em crianças com fissura, uma vez que tantos comportamentos internalizantes como externalizantes reduzem as oportunidades de interações adequadas com seus pares e, consequentemente, de desenvolvimento social.

Palavras-chave : Fissura de lábio e palato; Comportamento social; Socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License