SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Avaliação do repertório de habilidades sociais em crianças com fissura labiopalatinaFatores associados ao uso de drogas: depoimentos de usuários de um CAPS AD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

LUDTKE, Manoela Fonseca; SEADY, Daniela Kaufmann  e  OLIVO, Vânia Maria Fighera. Composição de um grupo de trabalho de apoio às equipes da rede básica de saúde: análise em uma situação de desastre. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 42-55. ISSN 1413-0394.

Os Grupos de Trabalho (GT) e a Função Apoio são importantes dispositivos desenvolvidos pela Política Nacional de Humanização (PNH). Em situações de desastre, como o incêndio na boate Kiss que vitimou 242 jovens, em Santa Maria/RS, esses dispositivos são essenciais. Este artigo objetiva analisar a composição do GT nomeado Atenção Básica e Redes (GT ABR), que apoiou a Atenção Básica no contexto de desastre em Santa Maria. Foram analisados, via Análise de Conteúdo, entrevistas semiestruturadas com profissionais que coordenaram o grupo e os relatórios que descreviam as atividades diárias do GT. Foram encontradas seis categorias: identificação de experiência teórico-prática dos sujeitos; o "entre" na organização do processo de trabalho, concepção de apoio; lateralidade das relações; cogestão; formação-intervenção. Conclui-se que o GT ABR operou a partir dos conceitos da PNH, além de organizar coletivos para produção de saúde e promover impacto no sistema de saúde de Santa Maria.

Palavras-chave : Desastre; Apoio institucional; Humanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License