SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Composição de um grupo de trabalho de apoio às equipes da rede básica de saúde: análise em uma situação de desastreA percepção dos usuários sobre a abordagem de álcool e outras drogas na atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

DALPIAZ, Ana Kelen et al. Fatores associados ao uso de drogas: depoimentos de usuários de um CAPS AD. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 56-71. ISSN 1413-0394.

A pesquisa teve por objetivos identificar os fatores que influenciam e protegem do uso de álcool e outras drogas e identificar as ações que contornam o tratamento e a reabilitação de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam como fatores de risco a tristeza, a solidão, as festas, o uso de substâncias na família e as companhias. Como fatores de proteção estão a família e os amigos, que também podem ser caracterizados como fatores de risco. O Centro de Atenção Psicossocial, além de oferecer acolhimento, atividades terapêuticas e educativas, apresenta duas características que facilitam o tratamento dos usuários, o território onde está localizado (de alta vulnerabilidade psicossocial) e a modalidade de atendimento (três turnos). Conclui-se que o tratamento oferecido subsidia a reabilitação psicossocial, reforçando a reconstrução de projetos de vida.

Palavras-chave : Usuários de drogas; Fatores de risco; Reabilitação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License