SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Factors associated with the use of drugs: statements from users of a CAPS ADAssociated factors in the initiation of sexual activity of students in a city in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CARDOSO, Maristela Person et al. A percepção dos usuários sobre a abordagem de álcool e outras drogas na atenção primária à saúde. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 72-86. ISSN 1413-0394.

O uso e abuso de álcool e drogas configuram-se como um significativo problema de saúde pública. A Reforma Psiquiátrica preconiza a substituição do sistema manicomial por redes de cuidado extra-hospitalar. Nesse âmbito, a Atenção Primária à Saúde constitui-se em um espaço privilegiado para ações de intervenção no território. A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção dos usuários sobre as abordagens dos profissionais da Atenção Primária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com usuários de álcool e outras drogas em atendimento em Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul, RS. Os resultados evidenciam que o acolhimento promovido pelos agentes comunitários de saúde e a proximidade geográfica da unidade de saúde propiciam o vínculo; o preconceito da sociedade frente ao uso de drogas é considerado um fator que favorece a continuidade da adicção; a influência do contexto social do usuário configura-se como um fator de risco; a identificação e o fortalecimento de redes sociais saudáveis atuam como fatores de proteção.

Keywords : Atenção primária à saúde; Saúde mental; Usuários de drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License