SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Fatores associados ao uso de drogas: depoimentos de usuários de um CAPS ADFatores associados ao início da vida sexual ativa de escolares em uma cidade do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CARDOSO, Maristela Person et al. A percepção dos usuários sobre a abordagem de álcool e outras drogas na atenção primária à saúde. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 72-86. ISSN 1413-0394.

O uso e abuso de álcool e drogas configuram-se como um significativo problema de saúde pública. A Reforma Psiquiátrica preconiza a substituição do sistema manicomial por redes de cuidado extra-hospitalar. Nesse âmbito, a Atenção Primária à Saúde constitui-se em um espaço privilegiado para ações de intervenção no território. A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção dos usuários sobre as abordagens dos profissionais da Atenção Primária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com usuários de álcool e outras drogas em atendimento em Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul, RS. Os resultados evidenciam que o acolhimento promovido pelos agentes comunitários de saúde e a proximidade geográfica da unidade de saúde propiciam o vínculo; o preconceito da sociedade frente ao uso de drogas é considerado um fator que favorece a continuidade da adicção; a influência do contexto social do usuário configura-se como um fator de risco; a identificação e o fortalecimento de redes sociais saudáveis atuam como fatores de proteção.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Saúde mental; Usuários de drogas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License