SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Antisocial and delictive behaviors in adolescentsBody image, physical activity and nutritional status in adolescents in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MORENO, Pedro Fabião  and  SOARES, Adriana Benevides. O que vai acontecer quando eu estiver na universidade?: Expectativas de jovens estudantes brasileiros. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 114-127. ISSN 1413-0394.

As expectativas acadêmicas de estudantes universitários têm sido relacionadas a uma melhor adaptação à Universidade e também a um melhor rendimento escolar, sobretudo no ano de ingresso na Instituição de Nível Superior, daí a importância de se conhecer o que os alunos imaginam encontrar no Ensino Superior. Este estudo teve por objetivo identificar as expectativas acadêmicas de estudantes universitários do primeiro ano do Ensino Superior. Foi utilizada a técnica de grupo focal com 13 estudantes com idades variando de 18 a 24 anos. Oito estudantes eram do sexo feminino. As falas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise dos dados foi feita utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo. Foram identificadas oito categorias das quais foram extraídos os principais resultados que se apresentam em relação à remuneração, à realização pessoal e profissional, ao trote, à qualidade do corpo docente, às disciplinas, à infraestrutura, à aceitação familiar e ao aproveitamento do curso como segunda opção. Os resultados foram discutidos, permitindo pensar possíveis estratégias de intervenção que visem a um melhor aproveitamento, por parte do aluno, no contexto universitário.

Keywords : Expectativas acadêmicas; Estudantes universitários; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License