SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Imagem corporal, atividade física e estado nutricional em adolescentes no sul do BrasilRelacionamento conjugal e violência: sair é mais difícil que ficar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GERHARDT NETO, Maria Rosalia; MEDINA, Tássita Stefani Selau  e  HIRDES, Alice. Apoio matricial em saúde mental na percepção dos profissionais especialistas: building a new paradigm. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 139-155. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo investigar o apoio matricial em saúde mental na Atenção Primária à Saúde, na perspectiva dos profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial. Foi desenvolvido em um município da região metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com os profissionais especialistas envolvidos no matriciamento em saúde mental. Na análise dos dados foi percorrido o caminho metodológico: ordenação, classificação e análise final. Os resultados apontam a articulação Centro de Atenção Psicossocial e Atenção Primária a partir do matriciamento; o território como espaço de coprodução de saúde; a clínica ampliada transcendendo o modelo centrado na doença e as dificuldades encontradas no processo. Conclui-se que o matriciamento é uma ferramenta que possibilita a inserção da saúde mental na Atenção Primária, qualificando a integralidade do cuidado, a corresponsabilização e a humanização da atenção.

Palavras-chave : Saúde mental; Descentralização; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License