SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Apoio matricial em saúde mental na percepção dos profissionais especialistas: building a new paradigmPrevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em usuárias de um Centro de Referência de Assistência Social de Canoas/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

RAZERA, Josiane  e  FALCKE, Denise. Relacionamento conjugal e violência: sair é mais difícil que ficar?. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 156-167. ISSN 1413-0394.

A violência conjugal demanda ser amplamente estudada, pois possui altas taxas de incidência e pode causar sérios problemas de saúde aos envolvidos. Por esse motivo, o objetivo desse estudo foi analisar a história conjugal de um casal heterossexual, considerando as diferentes formas de violência praticada pelos cônjuges. Foi realizado um estudo qualitativo, com delineamento de estudo de caso único. Os instrumentos utilizados foram: genograma, entrevista semiestruturada e Revised Conflict Tactics Scale (CTS-2). Os resultados revelaram que o casal apresentou agressão psicológica, preponderantemente exercida pela esposa, e coerção sexual, exercida pelo marido,além de uma repetição dos padrões de violência praticados em suas famílias de origem. Os cônjuges consideraram que sair dessa relação era mais difícil do que permanecer, devido a questões financeiras, filhos e até mesmo o medo de recomeçar. Revela-se a necessidade de atenção dos profissionais para a avaliação dos motivos que mantém unidos casais em situação de violência.

Palavras-chave : Relações conjugais; Conflito conjugal; Violência na família; Violência psicológica; Agressões sexuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License