SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Prevalence of common mental disorders and associated factors in women attending a Social Assistance Reference Center of Canoas/RSMultiple definitions and diagnosis of smoking: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SCHAKAROWSKI, Fabiana Brum  and  OLIVEIRA, Viviane Ziebell de. O corpo (im)possível através da intervenção cirúrgica: uma revisão sobre imagem corporal, obesidade e cirurgia bariátrica. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 177-189. ISSN 1413-0394.

A insatisfação com o corpo conduz cada vez mais pessoas a modificar a própria aparência. As motivações de indivíduos obesos para a cirurgia bariátrica têm como foco principal a apropriação da imagem corporal idealizada, calçada nos retornos sociais, padrões estéticos e desejo imediato de mudança de vida. Porém, o processo psíquico de construção da imagem corporal é complexo, estendendo-se ao longo da vida. Foram revisados 28 artigos sobre o tema, submetidos à análise de conteúdo, sendo encontradas seis categorias temáticas, identificando uma lacuna a respeito da atualização da imagem corporal no psiquismo, após a cirurgia bariátrica. O estabelecimento de uma linha de investigação que se dedique à questão da imagem corporal poderá contribuir para a consolidação do conhecimento sobre o tema e subsidiar uma prática clínica mais consistente e resolutiva.

Keywords : Imagem corporal; Obesidade; Cirurgia bariátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License