SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Hardiness em profissionais de primeira resposta: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

HAUBERT, Clarice  e  VIEIRA, André Guirland. Símbolos, complexos e a construção da identidade na psicoterapia com crianças. Aletheia [online]. 2014, n.45, pp. 222-237. ISSN 1413-0394.

O presente estudo apresenta um relato do processo psicoterapêutico de uma criança e sua família com o objetivo de estudar a função dos símbolos, complexos e dos conflitos familiares na construção da identidade de um menino de 8 anos. Os dados foram registrados através de entrevistas com a criança, pais, professoras. Foram também feitos registros diários das sessões. A análise da produção simbólica mostrou um conflito na identidade sexual, construído a partir da história familiar. A partir dos resultados, é possível concluir que o trabalho sobre a expressão simbólica exerce uma função terapêutica, na medida em que possibilita uma melhor compreensão dos conflitos por parte do psicoterapeuta, da família e da própria criança. O estudo também mostrou o papel crucial da família tanto na origem dos conflitos psicológicos da criança como em sua resolução.

Palavras-chave : Sandplay; Brinquedo simbólico; Psicoterapia infantil; Identidade; Psicologia Analítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License