SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Functions and contributions of playing in early parent-infant/toddler relationshipsThe knowledge of high school teenagers about STD/AIDS in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

VITORIA, Aline Letícia da  and  ASSIS, Cleber Lizardo de. Vivências e estratégias de enfrentamento em acompanhantes de familiar hospitalizado em uma unidade hospitalar do município de Cacoal-RO. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 16-33. ISSN 1413-0394.

Objetivo: analisar as vivências e estratégias de enfrentamento (coping) utilizadas pelos acompanhantes durante o processo de hospitalização de um familiar em uma Unidade Hospitalar do Município de Cacoal-RO. Método: pesquisa qualitativa e exploratória, com 05 (cinco) acompanhantes de familiar internado, de ambos os sexos, com dados coletados em uma entrevista semiestruturada e tratada pela Análise de Conteúdo de L. Bardin. Resultados: os sujeitos classificaram as suas vivências como sendo, uma "carreira difícil" e "muito cansativo, desconfortável, difícil e obrigatório, embora necessária; As estratégias de enfrentamento mais adotadas foram a "Reavaliação Positiva" com destaque para o Coping Religioso, além da "Aceitação de Responsabilidade", a "Resolução de Problemas" e o "Suporte Social"; As estratégias menos utilizadas foram "Confronto", o "Afastamento", o "Autocontrole" e a "Fuga-Esquiva". Conclui-se que os acompanhantes vivenciam a experiência como sendo uma "carreira difícil", cansativa, desconfortável, difícil e obrigatório, embora necessária; e apresentaram como principal estratégia de enfrentamento a Reavaliação Positiva, em que apontaram a utilização da religião (coping religioso), seguida da estratégia Aceitação de Responsabilidade, Resolução de Problemas e Suporte Social.

Keywords : Psicologia da saúde; Psicologia hospitalar; Hospitalização; Acompanhante; Estratégias de enfrentamento (coping).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License