SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Vivências e estratégias de enfrentamento em acompanhantes de familiar hospitalizado em uma unidade hospitalar do município de Cacoal-RODepressão pós-parto materna e o envolvimento paterno no primeiro ano do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, André Teixeira da; JACOB, Maria Helena Vianna Metello  e  HIRDES, Alice. Conhecimento de adolescentes do ensino médio sobre DST/AIDS no sul do Brasil. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 34-49. ISSN 1413-0394.

Esta pesquisa objetivou investigar o conhecimento sobre DST/AIDS em adolescentes de Ensino Médio de Escolas Públicas Estaduais de Charqueadas/RS. É um estudo descritivo e qualitativo realizado mediante entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados mostram que os adolescentes têm o conhecimento sobre o que são as DST/AIDS, suas formas de transmissão na relação sexual, preservativos são usados como proteção e que algumas DST não têm cura. Porém, eles têm dúvidas quanto às formas de transmissão sem o contato sexual, à vulnerabilidade pelo não uso do preservativo, ao consumo de bebidas alcoólicas e de drogas ilícitas. Pais e amigos são fontes de conhecimento sobre DST/AIDS fora da escola. Conclui-se que inovações no processo de ensino frente a essa temática devem ser adotadas pelas escolas.

Palavras-chave : Conhecimento; Doenças sexualmente transmissíveis; Saúde do adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License