SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Maternal postpartum depression and father involvement in the first year of the childPrevention of alcohol and other drugs use and treatment in primary health care in a southern Brazilian city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FERNANDES, Simone et al. Os benefícios obtidos com a parada do uso de drogas por usuários de um serviço de teleatendimento. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 66-73. ISSN 1413-0394.

Este artigo se propõe a entender se há relação entre os benefícios relatados pelos ex-usuários de drogas atendidos em um serviço de teleatendimento sobre dependência química após a parada do uso de substâncias com o perfil sociodemográfico destes. Trata-se de uma pesquisa fundamentada no método de análise de conteúdo, em que foram agrupados os benefícios em parar com o uso da substância em categorias, que serão descritas detalhadamente ao longo do trabalho. A partir dos dados obtidos, foi observado que as categorias denominadas, apoio social e sentimentos positivos foram os mais relatados entre os ex-usuários, abrindo possibilidades de pensar modelos de tratamento, visando ao fortalecimento desses fatores no indivíduo.

Keywords : Abstinência de drogas; Abuso de substâncias psicoativas; Telessaúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License