SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46The benefits obtained with the stop of drug use users of a call center servicePerception of elders living in a long-stay institution of a country town of Rio Grande do Sul about quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

HIRDES, Alice; MARCON, Grasiela; BRANCHI, Rafael Nicola  and  VIVIAN, Aline Groff. Prevenção ao uso de álcool e outras drogas e tratamento na Atenção Primária à Saúde em um município do Sul do Brasil. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 74-89. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve por objetivo investigar as ações de prevenção e tratamento a usuários de álcool e outras drogas na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 12 profissionais da Estratégia Saúde da Família que contam com o apoio matricial em saúde mental, em uma cidade da serra gaúcha. Foi utilizada a análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados evidenciam a importância do tratamento não só do usuário, mas de toda a família; os resultados também apontaram a importância do vínculo estabelecido entre as equipes de referência e os usuários; a necessidade de investir e qualificar o apoio matricial para dar suporte às equipes da Estratégia de Saúde da Família nas questões referentes ao uso de substâncias psicoativas.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Prevenção; Abuso de drogas; Abuso de álcool; Apoio matricial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License