SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Os benefícios obtidos com a parada do uso de drogas por usuários de um serviço de teleatendimentoPercepção de idosos, moradores de uma instituição de longa permanência de um município do interior do Rio Grande do Sul, sobre qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

HIRDES, Alice; MARCON, Grasiela; BRANCHI, Rafael Nicola  e  VIVIAN, Aline Groff. Prevenção ao uso de álcool e outras drogas e tratamento na Atenção Primária à Saúde em um município do Sul do Brasil. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 74-89. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve por objetivo investigar as ações de prevenção e tratamento a usuários de álcool e outras drogas na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 12 profissionais da Estratégia Saúde da Família que contam com o apoio matricial em saúde mental, em uma cidade da serra gaúcha. Foi utilizada a análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados evidenciam a importância do tratamento não só do usuário, mas de toda a família; os resultados também apontaram a importância do vínculo estabelecido entre as equipes de referência e os usuários; a necessidade de investir e qualificar o apoio matricial para dar suporte às equipes da Estratégia de Saúde da Família nas questões referentes ao uso de substâncias psicoativas.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Prevenção; Abuso de drogas; Abuso de álcool; Apoio matricial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License