SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Prevention of alcohol and other drugs use and treatment in primary health care in a southern Brazilian cityFemale sexuality expression in Borderline Personality Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BRANDAO, Vanessa Cardoso  and  ZATT, Gisele Beatriz. Percepção de idosos, moradores de uma instituição de longa permanência de um município do interior do Rio Grande do Sul, sobre qualidade de vida. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 90-102. ISSN 1413-0394.

Envelhecer com qualidade de vida é uma preocupação para os profissionais da área da saúde, e a institucionalização é uma realidade que vem sofrendo uma demanda cada vez maior. Diante de tais fatos, este trabalho qualitativo busca investigar a percepção sobre qualidade de vida sob a perspectiva de idosos institucionalizados. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada audiogravada. Participaram do estudo oito idosos, sendo quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e os resultados categorizados em qualidade de vida, relações sociais, suporte familiar, atividade física, habilidade funcional, espiritualidade e instituição de longa permanência. Os dados são corroborados pela literatura acerca da qualidade de vida, idosos e institucionalização.

Keywords : Qualidade de vida; Idosos; Instituição de longa permanência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License