SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Percepção de idosos, moradores de uma instituição de longa permanência de um município do interior do Rio Grande do Sul, sobre qualidade de vidaEstresse e fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MEA, Cristina Pilla Della  e  RIVA, Fabio. Expressões da sexualidade feminina no transtorno de personalidade borderline. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 103-119. ISSN 1413-0394.

O transtorno da personalidade borderline (TPB) consiste num padrão de funcionamento instável nas relações interpessoais, autoimagem, afetos e impulsividade, que traz sofrimento ao indivíduo e prejuízos à sua sexualidade. Este estudo teve como objetivo descrever como é a vida sexual de pacientes com diagnóstico de TPB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e, como instrumento, utilizou-se uma entrevista semiestruturada. Participaram do estudo sete mulheres com diagnóstico de TPB. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de conteúdo de Bardin. Observou-se que algumas participantes não se sentem à vontade em manter relações sexuais com os seus parceiros, sofreram abuso sexual na infância, manifestam a presença de parafilias e/ou sentem dificuldade em alcançar o orgasmo. Concluiu-se que as pacientes com TPB apresentam dificuldades na esfera sexual, o que deve ser observado e avaliado pelo profissional de saúde mental.

Palavras-chave : Transtorno da Personalidade Borderline; Sexualidade feminina; Transtornos sexuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License