SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Expressões da sexualidade feminina no transtorno de personalidade borderlineTrabalho infantil: um estudo sobre os danos biopsicossociais percebidos pelos pesquisadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

VIEIRA, Lidiani Nunes  e  SCHERMANN, Lígia Braun. Estresse e fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 120-130. ISSN 1413-0394.

Estudo transversal para verificar a prevalência de estresse e os fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil. Participaram do estudo 196 alunos, do turno noturno. Utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) para mensuração do estresse e um questionário de dados sociodemográficos e relacionados ao curso. Os dados foram coletados em sala de aula, com aplicação coletiva, e analisados pelo SPSS 18.0 for Windows através de estatística descritiva e analítica. A prevalência de estresse foi de 63,3%. Observou-se diferença significativa em relação ao sexo (p=0,00) e atividade física (p=0,00). Mulheres e aqueles que não praticam atividade física apresentaram mais estresse. O estudo sugere que atividades de prevenção sejam incentivadas através da promoção de políticas institucionais para que os acadêmicos desenvolvam repertório de manejo e prevenção do estresse.

Palavras-chave : Estresse; Estudantes de psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License