SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Trabalho infantil: um estudo sobre os danos biopsicossociais percebidos pelos pesquisadoresReflexões acerca da demanda atendida por um serviço de psicologia em uma assistência judiciária gratuita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CANEDA, Cristiana Rezende Gonçalves  e  CHAVES, Tânia Marisa Lopes. A percepção do professor e do tutor frente à inclusão da criança com autismo no ensino regular. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 142-158. ISSN 1413-0394.

A proposta de conhecer a percepção do professor e do tutor frente à inclusão escolar das crianças com autismo visa refletir a intencionalidade dos discursos pedagógicos, já que se observa que eles tendem a produzir repetições. Isso, talvez, na tentativa de garantir a permanência do já conhecido, ou talvez como forma de se proteger da angústia provocada pelo diferente. A pesquisa foi realizada com uma professora e uma tutora de escola de Ensino Fundamental na cidade de Santa Maria-RS. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas que, posteriormente, foram analisados através da Análise de Discurso de linha francesa sob a ótica da psicanálise. Foi possível notar que as percepções enunciadas evidenciam o sentimento de angústia das entrevistadas com relação à inclusão escolar de crianças com autismo no ensino regular. Além de mostrarem que as razões, implicam a sustentação dos discursos e trabalham a serviço da recusa educativa.

Palavras-chave : Autismo; Inclusão; Professor/Tutor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License