SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Reflections about attended demand of a service of psychology in a free judicial assistanceLook at the airplane!: The relation between mother and infant with feeding difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ANGST, Cristiane; OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de  and  GIONGO, Carmem Regina. Violência no contexto da educação infantil: um olhar da psicologia escolar. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 174-186. ISSN 1413-0394.

Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as contribuições da Psicologia Escolar diante da violência presente na relação professor-aluno no contexto da Educação Infantil. A coleta de dados foi realizada na turma do Maternal II, em uma escola de Educação Infantil do interior do estado do Rio Grande do Sul. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a observação de natureza participante e a análise documental do Projeto Político-Pedagógico. Duas professoras e 16 crianças participaram da pesquisa. A análise dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo e triangulação, considerando o Projeto Político-Pedagógico e os diários de campo. Os resultados apontaram para paradoxos e contradições entre a concepção de educação explicitada no Projeto Político-Pedagógico e o manejo das professoras, permeado pela violência. Os resultados foram discutidos a partir da Psicologia Escolar, e geraram diversas possibilidades de intervenção e transformação das relações escolares pautadas na violência.

Keywords : Violência; Educação infantil; Psicologia escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License