SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Violência no contexto da educação infantil: um olhar da psicologia escolarA influência das crenças de autoeficácia na manutenção do emagrecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MULLER, Patrícia Wolff; MARIN, Angela Helena  e  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Olha o aviãozinho!: A relação mãe e bebê com dificuldades alimentares. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 187-201. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi compreender como se caracteriza a relação mãe e bebê, frente às dificuldades alimentares da criança. Utilizou-se o delineamento de estudo de casos múltiplos com três mães adultas e seus bebês de sete a oito meses, que tinham dificuldades alimentares, constatado pelo Symptom Check-List. Também foram utilizados: Ficha de Dados Clínicos e de Dados Sociodemográficos; M.I.N.I. - Plus, para identificar critérios de exclusão; Entrevista sobre a Experiência da Maternidade, e Interaction Assessment Procedure. Analisou-se a experiência de ser mãe, aleitamento materno, a transição dos alimentos líquidos para sólidos, as dificuldades em relação à alimentação e a relação mãe-bebê. Os resultados apontaram que a introdução da alimentação complementar pode ser sentida como uma interferência na interação mãe-bebê, representando o fim da amamentação e apontando a necessidade de ajustes na relação da dupla.

Palavras-chave : Alimentação infantil; Relação mãe-bebê; Dificuldades alimentares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License