SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Look at the airplane!: The relation between mother and infant with feeding difficultiesBrazilian Sign Language and the development of the deaf people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FERREIRA, Mariana Sanchez Gomes; BAKOS, Daniela Schneider  and  HABIGZANG, Luísa Fernanda. A influência das crenças de autoeficácia na manutenção do emagrecimento. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 202-210. ISSN 1413-0394.

Este artigo de revisão narrativa da literatura aborda questões referentes à manutenção do emagrecimento e sua relação com as crenças de autoeficácia, tanto de pacientes obesos quanto com sobrepeso, sob o viés da psicoterapia cognitivo-comportamental. A manutenção da perda de peso é um dos estágios mais importantes e mais difíceis enfrentados pelas pessoas que almejam manter o emagrecimento. Portanto, este artigo busca entender de que forma a sensação de competência pessoal interfere na manutenção do emagrecimento, já que grande parte das pessoas que tenta emagrecer readquire o peso em até um ano depois. Autoeficácia pode ser definida como a confiança na capacidade de organizar e executar determinadas ações. A conclusão é de que as crenças de autoeficácia interferem diretamente na manutenção do peso e seu monitoramento, portanto seu desenvolvimento e reestruturação também devem ser foco de atenção dos psicoterapeutas e pacientes que tem por objetivo terapêutico o emagrecimento e manutenção do mesmo.

Keywords : Terapia cognitivo-comportamental; Emagrecimento; Autoeficácia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License