SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Olha o aviãozinho!: A relação mãe e bebê com dificuldades alimentaresLibras e o desenvolvimento de pessoas surdas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERREIRA, Mariana Sanchez Gomes; BAKOS, Daniela Schneider  e  HABIGZANG, Luísa Fernanda. A influência das crenças de autoeficácia na manutenção do emagrecimento. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 202-210. ISSN 1413-0394.

Este artigo de revisão narrativa da literatura aborda questões referentes à manutenção do emagrecimento e sua relação com as crenças de autoeficácia, tanto de pacientes obesos quanto com sobrepeso, sob o viés da psicoterapia cognitivo-comportamental. A manutenção da perda de peso é um dos estágios mais importantes e mais difíceis enfrentados pelas pessoas que almejam manter o emagrecimento. Portanto, este artigo busca entender de que forma a sensação de competência pessoal interfere na manutenção do emagrecimento, já que grande parte das pessoas que tenta emagrecer readquire o peso em até um ano depois. Autoeficácia pode ser definida como a confiança na capacidade de organizar e executar determinadas ações. A conclusão é de que as crenças de autoeficácia interferem diretamente na manutenção do peso e seu monitoramento, portanto seu desenvolvimento e reestruturação também devem ser foco de atenção dos psicoterapeutas e pacientes que tem por objetivo terapêutico o emagrecimento e manutenção do mesmo.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Emagrecimento; Autoeficácia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License