SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A influência das crenças de autoeficácia na manutenção do emagrecimentoObservando produções colaborativas na rede: um possível trajeto metodológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

ALVES, Elizabete Gonçalves  y  FRASSETTO, Silvana Soriano. Libras e o desenvolvimento de pessoas surdas. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 211-221. ISSN 1413-0394.

A língua de sinais representa um papel expressivo na vida das pessoas surdas, conduzindoas, por intermédio de uma língua estruturada, ao desenvolvimento pleno. Ela fornece para as crianças surdas as condições mais necessárias à expansão das relações interpessoais, constituindo o funcionamento cognitivo e afetivo, logo promovendo a constituição da subjetividade. A metodologia utilizada neste estudo foi uma análise de conteúdo da produção científica, disponível nas bases de dados Scielo e Lilacs com a finalidade de relacionar a Língua de Sinais ao desenvolvimento de pessoas surdas. Neste contexto, esta pesquisa bibliográfica visa analisar o panorama da produção científica brasileira, acerca da importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) frente ao desenvolvimento de pessoas surdas disponível em bibliotecas virtuais no período de 2000 a 2013.

Palabras clave : Libras; Cognição; Desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License