SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A influência das crenças de autoeficácia na manutenção do emagrecimentoObservando produções colaborativas na rede: um possível trajeto metodológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ALVES, Elizabete Gonçalves  e  FRASSETTO, Silvana Soriano. Libras e o desenvolvimento de pessoas surdas. Aletheia [online]. 2015, n.46, pp. 211-221. ISSN 1413-0394.

A língua de sinais representa um papel expressivo na vida das pessoas surdas, conduzindoas, por intermédio de uma língua estruturada, ao desenvolvimento pleno. Ela fornece para as crianças surdas as condições mais necessárias à expansão das relações interpessoais, constituindo o funcionamento cognitivo e afetivo, logo promovendo a constituição da subjetividade. A metodologia utilizada neste estudo foi uma análise de conteúdo da produção científica, disponível nas bases de dados Scielo e Lilacs com a finalidade de relacionar a Língua de Sinais ao desenvolvimento de pessoas surdas. Neste contexto, esta pesquisa bibliográfica visa analisar o panorama da produção científica brasileira, acerca da importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) frente ao desenvolvimento de pessoas surdas disponível em bibliotecas virtuais no período de 2000 a 2013.

Palavras-chave : Libras; Cognição; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License