SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Da conjugalidade à parentalidade: vivências em contexto de gestação planejada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

TCHERNOUKHA, Marie-Anne  e  WENDLAND, Jaqueline. Estudo comparativo da experiência psicológica de mulheres grávidas de gêmeos ou de um único bebê. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 9-21. ISSN 1413-0394.

Qual é o impacto de esperar gêmeos para a experiência psicológica da mulher grávida? Neste estudo qualitativo e comparativo, dez mulheres grávidas foram encontradas: 3 grávidas de gêmeos do mesmo sexo, 3 de gêmeos de sexo diferente e 4 esperando um único bebê. As mulheres responderam a uma entrevista semidiretiva e a uma escala semântica-diferencial de representações maternas, e realizaram dois desenhos. Os resultados mostram a importância de se favorecer as trocas entre mulheres grávidas de gêmeos para facilitar seus processos de identificação e tranquilizá-las quanto às suas competências maternas. Afirmam também a necessidade de proporcionar um espaço, sobretudo para mulheres esperando gêmeos do mesmo sexo, para que possam verbalizar seus medos e fantasias com respeito aos seus filhos e à relação gemelar que poderão estabelecer.

Palavras-chave : Gravidez; Gêmeos; Representações; Identificações; Relação mãe-feto.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License