SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Estudo comparativo da experiência psicológica de mulheres grávidas de gêmeos ou de um único bebêEstudo exploratório sobre critérios de veracidade em relatos de eventos de vida: considerações para a perícia psicológica criminal de adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CRUZ, Queli Simone da  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Da conjugalidade à parentalidade: vivências em contexto de gestação planejada. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 22-34. ISSN 1413-0394.

O presente artigo teve como objetivo investigar as percepções de casais sobre sua relação conjugal diante da transição para a parentalidade em contextos de gestação planejada. Assumindo que o casal que opta por planejar a gestação também escolheu realizar outros desejos antes da maternidade/paternidade e apresentam uma condição tanto de vida profissional quanto conjugal distinta. Diante disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevista semiestruturada com quatro casais que optaram por ter seu primeiro filho de forma planejada. As entrevistas foram gravadas, transcritas, e os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que existem particularidades na transição da conjugalidade para a parentalidade na gestação planejada, que se expressa nas estratégias usadas na resolução dos conflitos. Conclui-se que o tempo de relação conjugal pode ser um fator determinante para o amadurecimento do casal, refletindo na mudança das relações por eles vivenciadas.

Palavras-chave : Conjugalidade; Parentalidade; Gestação planejada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License