SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Da conjugalidade à parentalidade: vivências em contexto de gestação planejadaAcolhimento institucional: considerações sobre a forma como o cuidado subjetivo se apresenta no cotidiano de trabalho dos educadores sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MACHADO, Patrícia Vasconcelos; SILVANO, Maiala Bittencourt  e  HUTZ, Claudio Simon. Estudo exploratório sobre critérios de veracidade em relatos de eventos de vida: considerações para a perícia psicológica criminal de adultos. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 35-50. ISSN 1413-0394.

O objetivo do estudo foi testar os critérios da técnica de Análise de Conteúdo Baseada em Critérios (Criteria-Based Content Analysis - CBCA) em relatos comuns de adultos, visando verificar quais critérios são mais frequentes em relatos verdadeiros. Foram realizadas 46 entrevistas com relato livre e perguntas abertas com adultos a partir de 18 anos e escolaridade mínima de ensino médio, propondo-se 3 tarefas: 2 relatos (um verdadeiro e um falso) e a aplicação da Escala Fatorial de Neuroticismo - EFN. Na análise das entrevistas, observou-se que os critérios "5: Descrições de interações" e "8: Detalhes não usuais" são significativamente mais presentes nos relatos verdadeiros. Os itens significativos para a verificação da credibilidade do testemunho poderão ser futuramente utilizados em novas pesquisas que explorem a análise das versões apresentadas à perícia criminal oficial durante a reprodução simulada dos fatos, após serem testados, em novas pesquisas específicas frente à veracidade na técnica pericial.

Palavras-chave : Veracidade; Testemunho; Adulto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License