SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Estudo exploratório sobre critérios de veracidade em relatos de eventos de vida: considerações para a perícia psicológica criminal de adultosSigilo e integralidade no cuidado em saúde mental: desafios à atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CARVALHO, Cintia Favero; RAZERA, Josiane; HAACK, Karla Rafaela  e  FALCKE, Denise. Acolhimento institucional: considerações sobre a forma como o cuidado subjetivo se apresenta no cotidiano de trabalho dos educadores sociais. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 51-63. ISSN 1413-0394.

Cuidado Subjetivo refere-se a todo cuidado dispensado em função de um indivíduo em sua singularidade e que vai além do investimento voltado ao seu bem-estar físico. Buscou-se investigar, através da percepção de três educadores sociais de instituições de acolhimento, a forma como o cuidado subjetivo se apresenta em seu cotidiano de trabalho. Neste estudo qualitativo, descrito e exploratório, discute-se sobre quais as demandas reais do acolhimento institucional na atualidade e identificam-se quais os pontos que aparecem como constituintes, especialmente no que se refere às noções de cuidado que permeiam o trabalho nestes locais. Os resultados revelam uma ideia de cuidado bastante atrelada à aprendizagem e superficial no que se refere ao cuidado específico com o indivíduo, o que parece surgir como reflexo dos valores contemporâneos, das construções sociais e de seu consequente impacto no regulamento das instituições.

Palavras-chave : Abandono; Acolhimento institucional; Cuidado subjetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License