SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Sigilo e integralidade no cuidado em saúde mental: desafios à atuação do psicólogo no Sistema Único de SaúdePsicoterapia psicanalítica de uma criança que está sob a guarda da avó: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CASTAN, Juliana Unis; JUNGES, Nilve  e  CUNEGATTO, Fernanda Rohrsetzer. O psicodiagnóstico no trabalho em equipe multiprofissional em unidade de internação psiquiátrica de crianças e adolescentes em hospital geral. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 79-90. ISSN 1413-0394.

O psicodiagnóstico, ferramenta de uso exclusivo do psicólogo, possibilita o acesso a características emocionais e aspectos cognitivos do paciente de forma relativamente breve e consistente. Mostra-se um recurso importante para auxílio diagnóstico e planejamento terapêutico no hospital geral. Diante disso, realizou-se um levantamento de psicodiagnósticos executados pelo Serviço de Psicologia no ano de 2015, solicitados pela equipe da Psiquiatria da Infância e Adolescência de um hospital geral universitário, a fim de descrever a demanda da psicologia frente à equipe multiprofissional e suscitar questões sobre esse processo. Os resultados apontam para heterogeneidade de transtornos específicos e escassez de instrumentos de avaliação de personalidade validados para essa população. Conclui-se sobre a importância do psicodiagnóstico para auxílio na elaboração do Plano de Tratamento Singular e para acompanhamento sistemático de doenças que tendem a ser crônicas.

Palavras-chave : Psicodiagnóstico; Internação psiquiátrica; Infância e adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License