SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Psicoterapia psicanalítica de uma criança que está sob a guarda da avó: estudo de casoFatores preditivos de participação em uma intervenção psicológica intensiva para pessoas em sobrepeso e obesidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SILVA, Alda Karoline Lima da; CARABALLO, Gimena Pérez; JUCA, Raphaela Margarida do Nascimento  y  MACHADO, Ludmila Sayonara da Silva Xavier. Concepções e expectativas da aposentadoria em trabalhadores da educação pública do Rio Grande do Norte. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 106-121. ISSN 1413-0394.

Diante do aumento do número de brasileiros que vivenciam o processo de transição trabalho-aposentadoria e dos riscos biopsicossociais que as mudanças da aposentadoria podem produzir, este artigo tem como objetivo investigar a concepção dos trabalhadores da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte (RN) sobre a aposentadoria, bem como suas expectativas com a proximidade dessa nova fase da vida. O presente estudo foi desenvolvido com vinte profissionais da educação pública do RN numa abordagem qualitativa, utilizando-se de um questionário socioprofissional e de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados conforme a análise de conteúdo e classificados em unidades temáticas de sentidos. Os resultados mostram que há uma oposição de expectativas com a chegada da aposentadoria e o cenário de precarização do trabalho desses sujeitos influenciaria diretamente sob essas expectativas. Observou-se que o direito a preparação é apenas mais um dos direitos sociolaborais que lhes foram omitidos.

Palabras clave : Aposentadoria; Expectativas; Educação pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License