SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Concepções e expectativas da aposentadoria em trabalhadores da educação pública do Rio Grande do NortePerfil de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos atendidos em ambulatório de psicologia da região sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FINGER, Igor da Rosa  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Fatores preditivos de participação em uma intervenção psicológica intensiva para pessoas em sobrepeso e obesidade. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 122-135. ISSN 1413-0394.

A taxa de abandono das intervenções para a redução de peso continua muito elevada. Objetiva-se nesse estudo avaliar que fatores podem predizer a participação de pessoas com sobrepeso e obesidade em um programa psicossocial intensivo, de um dia, de 8h de duração, que compara uma intervenção baseada na Terapia de Aceitação e Compromisso com uma intervenção psicoeducativa. Método: Estudo quantitativo transversal em que 82 pessoas (77 delas, mulheres) com IMC a partir de 25 e idade entre 18 e 60 anos responderam ao recrutamento e confirmaram a participação. Os instrumentos foram: DES, AAQ - II, AAQ-W, VLQ, CFQ - 7, CFQ-BI, MEQ, ECAP, DASS-21, questionário sociodemográfico, peso e IMC. Regressão logística binária multivariada foi realizada para a análise dos dados. Resultados: comportamento relacionados à dieta e atividade física, flexibilidade psicológica e, mais específico, o processo psicológico de fusão cognitiva apresentaram algum grau de predição à adesão.

Palavras-chave : besidade; Sobrepeso; Fatores preditivos; Adesão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License