SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Problemas externalizantes e pró-socialidade em adultosAvaliação psicológica da personalidade no contexto do trânsito: a importância do uso de instrumentos projetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MASSENA, Patricia  e  FRASSETTO, Silvana Soriano. Aspectos psicológicos associados à disfunção temporomandibular: uma revisão sistemática da literatura. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 169-182. ISSN 1413-0394.

A disfunção temporomandibular se configura como uma síndrome que afeta a região orofacial causando prejuízo à qualidade de vida. Atualmente, é explicada através do modelo etiológico multifatorial com vários fatores determinantes. Apesar de existir um consenso em relação à multifatoriedade, há pouca concordância em relação à importância dos fatores etiológicos envolvidos, e ainda não se sabe até que ponto estes fatores podem ser considerados predisponentes, desencadeantes ou perpetuantes. Diante disso, este estudo objetivou investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, quais aspectos psicológicos são mais frequentemente associados à disfunção temporomandibular. Os artigos com datas entre 2000 e 2015 foram pesquisados nas bases de dados nacionais: SciELO, LILACS e BBO. Foram selecionados 21 artigos. Os resultados apontaram a depressão, o estresse, a ansiedade e características da personalidade como aspectos psicológicos mais associados à disfunção temporomandibular.

Palavras-chave : Disfunção temporomandibular; Ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License