SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Aspectos psicológicos associados à disfunção temporomandibular: uma revisão sistemática da literaturaReflexões de uma experiência de oficina terapêutica infantil no CAPSIA: os Sonhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BITTENCOURT, Maiala; LOPES, Regina Maria Fernandes  e  ROCHA, Bruna Fernandes da. Avaliação psicológica da personalidade no contexto do trânsito: a importância do uso de instrumentos projetivos. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 183-195. ISSN 1413-0394.

A avaliação da personalidade configura-se como sendo um dos mais importantes aspectos neste tipo de avaliação psicológica, podendo ser realizada por meio de testes projetivos, com o objetivo de avaliar a dinâmica e a estrutura da personalidade, principalmente no contexto do transito. O objetivo é refletir o papel do psicólogo no processo de avaliação psicológica no âmbito do trânsito e a utilização que faz dos testes projetivos na avaliação da personalidade de condutores. Foi realizado um levantamento na Plataforma CAPES, utilizando-se no assunto as palavras-chave: trânsito and "avaliação psicológica". Foram encontrados 6 artigos, discutidos no presente projeto que também enfatizar a importância dos testes projetivos. Estudos empíricos apontam a relevância da aplicação dos testes projetivos neste tipo de avaliação, destacando o Zulliger e o HTP como sendo instrumentos para investigação e diagnóstico da personalidade no âmbito do trânsito. Esses resultados demonstram aumento de interesse pela área do trânsito quando comparado ao período anterior, no entanto, pesquisas correlacionando trânsito, avaliação psicológica e técnicas projetivas ainda são escassas.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Técnicas projetivas; Teste de Zulliger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License