SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47-48Avaliação psicológica da personalidade no contexto do trânsito: a importância do uso de instrumentos projetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BRANDT, Jéssica; BENDER, Fernanda  e  MENEZES, Ana Luisa Teixeira de. Reflexões de uma experiência de oficina terapêutica infantil no CAPSIA: os Sonhadores. Aletheia [online]. 2015, n.47-48, pp. 196-207. ISSN 1413-0394.

Este trabalho busca apresentar contribuições a partir das reflexões oriundas da experiência interdisciplinar que integrou o estágio do Curso de Psicologia e o projeto de extensão PET - Saúde1 da área da Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência de Santa Cruz do Sul. Este local atende crianças e adolescentes em situações de transtornos e sofrimentos psíquicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, a partir de um caso, os resultados possíveis através do uso dos sonhos segundo a visão da Teoria Analítica Junguiana como um instrumento para o trabalho em oficinas. Neste sentido, o método se revelou muito positivo, pois percebemos grandes avanços no paciente, já que demonstrou melhoras tanto nas suas relações sociais como também pessoais. Desta forma, o trabalho com os sonhos se mostra como ferramenta riquíssima para intervenção terapêutica no processo de oficina, já que auxilia na busca de saúde psicossocial.

Palavras-chave : Sonho infantil; Criança; Teoria Junguiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License