SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Transtorno de estresse pós-traumático e uso de substância após traumatismo crânio-encefálico: um estudo de caso clínico e neuropsicológicoO papel da reabilitação psicossocial no tratamento de usuários de crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SORIO, Natália Vidal Scarparo et al. Sonhos e craving em dependentes de crack/cocaína internados para desintoxicação. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 23-34. ISSN 1413-0394.

Contexto: Existem alguns trabalhos abordando sonhos sugerindo que eles possam ser indicativos de craving e demonstrando como ferramenta de avaliação de situações de risco para recaída. Objetivo: Verificar, em pacientes dependentes de crack/cocaína, a associação entre presença do conteúdo crack nos sonhos e aumento no craving. Método: Trata-se de um estudo clínico, analítico, do tipo transversal. Foram entrevistados 51 pacientes que estavam internados na Unidade de Desintoxicação. Resultados: Foi verificado que 21 pacientes relataram sonhos com crack, onde 19,6% relataram não ter acordado com craving após ter sonhado com crack, contra 21,4% que acordaram com esta vontade. Em relação a percepção sobre a noite anterior ao sonhar com o crack, 17,5% julgaram ter apresentado craving pelo crack. Não foi encontrada associação entre sonhar com crack e o craving (p=0,34). Discussão/Conclusão: Sonhar com o crack não está associado a um aumento no craving em pacientes internados para desintoxicação.

Palavras-chave : Craving; Sonhos; Crack.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License